terça-feira, 5 de novembro de 2013

Indireta - Pra você e para todos

Fonte: http://emoracao.holdingcesape.com.br/blog/
wp-content/uploads/2011/10/apontando-o-dedo.jpg
       É incrível como o ser humano é capaz de enfrentar grandes medos e desafios e ficar se escondendo de outros menores. Mas muitas vezes pode ser que utilizar o artificio de se esconder primeiro pode levar a vitória. Mas ainda assim não entendo uma coisa: indiretas. Nunca intendi e acho que nunca vou entender, mas ninguém me proibi de pensar a respeito, não?
       Segundo o maior responsável pelos jumentos, indireta é  algo que é dito de forma mascarada, para que seja entendido "no ar". Isso é algo perigoso. Se você deixa algo solto, muitas vezes poderá arranjar várias opiniões. Pense bem: uma boa isca irá atrair muitos peixes. Essa parte é simples de entender, o que é difícil é o por que usar indiretas.
       Como não achei nada sobre a história das indiretas, penso em algumas teorias sobre sua origem. A primeira delas fica na idade medieval. As mulheres, sendo o símbolo da pureza e da educação eram o exemplo da moral e dos bons costumes. Sem poder expressar seus desejos, ou terminava seus dias agindo como a sociedade esperava ou seduzia seus pretendentes com indiretas, mas indiretas realmente difíceis de serem captadas.
        A segunda é um pouco menos "viajada". Pessoas, que consigo imaginar desde o surgimento do homem, sempre conviviam em grupos. Estes grupos tinham várias histórias em comum e muito pouco a esconder. Porém, quando se encontravam com outros grupos e tinham coisas a dizer, mas falar em claras poderia ofender as outras pessoas que não fossem do seu convívio, podendo gerar brigas desnecessárias. O que faziam então? Utilizavam indiretas! A comunicação se mantinha segura até certo ponto e ninguém saia ofendido.
       Mas hoje em dia é realmente necessário o uso de indiretas? Tem seu certo charme e, na dose certa, seu certo humor. Mas se é algo que eu nunca consigo captar, isso é. As únicas indiretas que consigo detectar são aquelas de convívio, nada além dessas. Espero que não haja muitos como eu, é difícil ser meio lerdo. '-'

Nenhum comentário:

Postar um comentário