sábado, 17 de agosto de 2013

Segredos: o erro de midas


       Segredo é sempre algo relativo. O que para uma pessoa é segredo pode ser apenas uma informação simples para outros. Mas o fato é: o segredo existe desde os dois primeiros homens das cavernas. Há dois problemas clássicos de se ter um segredo. O primeiro é obvio: certas medidas devem ser tomadas para que o segredo seja mantido em segredo '-'. E o segundo é a crescente vontade que o benevolente ser humano sente em partilhar segredos.
       O primeiro motivo é muito fácil de ser entendido. O significado de segredo é aquilo que é oculto. Manter aquilo que é oculto oculto muitas vezes faz com que agimos de forma diferente. Criar um mundo em volta da uma informação e torná-lo real é algo difícil. É necessário saber exatamente o que fazer o que vai acontecer para que ninguém descubra nada.
       O segundo motivo é submissivelmente delicioso. Pense assim: dinheiro não compra tudo. A afirmação procede. Mas tem algo que compra tudo. E este algo é o segredo com outro nome. A informação compra tudo, e duvido que você me fale algo que ela não pode comprar. Quem tem a informação correta, pode ir dos mais baixos proletários até os mais altos executivos. Dos mais desagradáveis seres até o mais nobre deles. A informação lhe fornece máscaras, que cabe ao portador saber usar.
       Midas cometeu o erro de contar os seus segredos a quem não tinha informação. E não me refiro a lenda da "mano di Mida", e sim a suas celebres orelhas de burro. Midas, ao afrontar o Deus Apolo, fora sentenciado a viver o resto de suas vidas com um vistoso par de orelhas de burro. O único que sabia era o seu cabeleireiro e não podia contar a ninguém. Sem saber o que fazer para segurar a vontade de contar, cavou um buraco na terra e gritou a frase "Mida ha le orecchie d'asino!" (Midas tem orelhas de burro!). Até ai estava tudo bem, mas o que o cabeleireiro não sabia era que, toda vez que um vento soprava neste buraco, a frase seria ouvida por todos que passassem por perto.
       Midas virou chacota, o pobre homem foi sentenciado a morte e a desinformação fora algoz da história. Então segredos podem facilitar a sua vida, ou simplesmente acabar com ela. No meu caso, gosto de ser informado pois é...divertido. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário