segunda-feira, 12 de agosto de 2013

São Mateus? Quem?

       São Mateus. Um dos doze apóstolos de Jesus, segundo os mais antigos dos livros juntados em apenas uma grande coleção memorável: a bíblia. Mas, quem? Mateus, é claro! É dele que irei falar hoje. Sim sim, já floreei, já mencionei o assunto e estou apenas enrolando para falar. Por que? Simples: o ciúmes. Está tudo interligado no motivo que me levou a escrever esta matéria. E não pense que a escrevo com alegria. Não, sinto algo muito mais prazeroso do que isso, e maléfico também. Escrevo este texto pelo simples prazer do debochar. Então, aproveite, será uma das poucas vezes que verá este quem vos escreve retirar uma de suas inúmeras máscaras e se deleitar com seus pensamentos pessoais.


       Uma gracinha não? Pois bem. Está é uma das raras peças, quase escolhido a dedos pelo nosso senhor, que fora convertido a fé católica, inicialmente a fé cristã. Como muitos dos doze apóstolos, Saint Mathew, ou teteu, para os íntimos, era rico. Isso é um fato importante para ser levantado. Sim, caro leitor, os apóstolos eram em maioria ricos. "Mas Jesus amava a todos, independentemente de sua situação econômica e social! Por que escolher os ricos para segui-lo?!". E por que não? Só porque são ricos não podem ser escolhidos por Deus? Que preconceito é esse? Mas esse não é o foco.
       Apesar de parecer estranho, a história de Mateus é um clichê "santo". Todos os santos, antes de serem santos, eram pecadores. Após arrependimento e devotarem a Pai, Filho, e Espírito Santo, se tornaram santos. As histórias sim, são comoventes. Mas Mateus é um pouco menos heroico, digamos assim. Era um reles cobrador de impostos, cujo metade da Galileia odiava, e a outra também, por enriquecer tomando o dinheiro dos outros. Pobre Mateus! Ou não. Mas Jesus, em sua eterna misericórdia, o convida a ser uma pessoa melhor, lhe pedindo para largar sua vida de pecados e se converter a fé, prometendo-lhe o convívio dos eleitos.
       Depois da acensão do senhor aos Céus, nos enviando assim como Deus lhe enviou, Mateus passou a pregar o evangelho.  Com isso, veio a fama de pregador, que, naquela época, rendia-lhe apenas algum lugar para se abrigar onde fosse e comida simples, mas de qualidade. Mas veio mais do que isso, mesmo que ele não tenha desfrutado. Mateus se tornou um nome famoso e, hoje, mesmo em suas derivações nas mais diversas línguas, todos conhecem pelo menos um detentor do substantivo do santo ex-cobrador de impostos. 
       Essa matéria não é apenas para estraçalhar a curiosidade como a sede perto a um copo d'água. Não, essa matéria não é nem mais nem menos que isso. É diferente. A escrevo minando minha crescente maldade. E, se você que estiver lendo se sentir atingido pela audácia de minhas palavras e veneno em meus modos, estou sinceramente infeliz em dizer que meu objetivo fora atingido. Sim, este texto foi feito pensando em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário