sexta-feira, 17 de maio de 2013

Otimismo vs. pessimismo

         

     Copo cheio vs. copo vazio. Torrada cai pra cima vs. torrada cai pra baixo. Coisas como essa acontecem o tempo todo. Mas até onde deixamos que nosso humor e pensamentos sejam influenciados por essas duas entidades que adoram te ferrar ou ajudar?
    Pessoas tem pré-disposição a estas duas maneiras de enxergar a vida, pelo menos penso eu. Isso ai desde sua genética (DNA) até a sua criação, podendo relacionar cultura, história, educação e mais coisas que não me lembro. Porém é triste diferente quando encontramos pessoas extremamente otimistas ou pessimistas! Mas por que? Qual a culpa dessas pessoas por terem nascido, gente? Bem, vejamos:
     Seria realmente ruim ser totalmente otimista? Veja bem, nada iria fazer você deixar de querer ser feliz. Sua vida sempre teria coisas boas a se enxergar e você provavelmente viveria de bom humor e agradecendo a Deus (ou a outra entidade se não for cristão) pelas coisas que tem. Na verdade, seria péssimo. Você se subestimaria, além de poder não enxergar as coisas ruins que acontecem ao seu redor, mas fazem parte da vida. É certo que viveria em uma comunhão melhor com as pessoas de seu convívio mas como o ser humano não é full bondoso, iria começar a irritar.
       Seria realmente ruim ser totalmente pessimista? "Mas que ridículo perguntar isso poxa Ò_Ó." Sim, eu vejo alguns defeitos, como nada que fazer ira dar certo, o que as pessoas estão fazendo não vai dar certo, o que ta ruim pode piorar, o que pode piorar vai piorar e por assim vai essa mula empacada. Mas não é de todo ruim. Você nunca se arriscaria de maneira ingênua, estando calejado para o que possa acontecer de ruim. Não sofreria desilusões frequentemente como o otimista e jamé (ou pelo menos quase) seria passado pra trás. Mas também incomodaria que vive ao seu redor '-'.
      Como amor e ódio, salgado e doce, bonito e feio, otimismo e pessimismo é algo que não tem como viver na totalidade. Mas é bem provável que pendemos mais para um lado do que para o outro. O ser humano é mestre em ficar em cima do muro, aqui não seria diferente!
        Como primeira postagem, deem uma força para esse pequeno e insignificante blog. Quem sabe um dia ele tem, sei lá, três visitas? (pessimismozinho =D)

Nenhum comentário:

Postar um comentário